Funcionários do SBT e da Bic fizeram a diferença!
Matéria publicada na Folha Online em 30/11/2002 - 10h00
"Uma das 200 empresas que participam este ano do Dia de Fazer a Diferença, amanhã, o SBT irá promover ações sociais no Brasil inteiro.
Apenas na sede da empresa, em Osasco (SP), serão realizadas 35 ações, que beneficiarão mais de 30 entidades. Participarão cerca de mil funcionários.
Todas as regionais da rede de TV foram mobilizadas, em capitais como Belém, Porto Alegre e Brasília, além de outras cidades. Estão programadas visitas a creches, asilos e orfanatos, onde serão realizadas doações e confraternizações. Outra empresa engajada no Dia de Fazer a Diferença é a Bic, que realizará várias atividades no interior de São Paulo e em Manaus (AM).
Um grupo de funcionários da empresa em Jundiaí (SP) aproveitou um projeto já existente, o Educar, que visa a educação de 50 crianças carentes.
Amanhã, os voluntários vão proporcionar a essas crianças atividades ligadas à música e poesia, além de palestras e lanches. Em parceria com a Associação Mata Ciliar, a Bic promove também, por meio do projeto Reflorestar, o plantio de mudas na margem da represa que abastece Jundiaí."
Colégio Pueri Domus realizou ações no Dia de Fazer a Diferença
Matéria publicada na Folha Online em 30/11/2002 - 08h00
"O colégio Pueri Domus antecipou sua participação no Dia de Fazer a Diferença, que acontece amanhã, e realiza hoje as suas ações sociais. É a primeira vez que o colégio participa do evento, promovido no Brasil pela ONG Sife (Students in Free Enterprise) e pela Folha de S. Paulo.
“Para os pais, que irão acompanhar os nossos alunos, o sábado é um dia mais disponível”, diz Elisa Pereira, coordenadora pedagógica do colégio.
Segundo ela, cerca de 300 estudantes colocarão a mão na massa, inclusive alunos do ensino médio, que já estão de férias e se preparam para o vestibular. “Estão todos muito animados”, diz.
Duas das cinco unidades do Pueri Domus participarão das ações, a Santo Amaro e a Itaim. Serão beneficiadas duas instituições da região de Santo Amaro: o Hospital Dia Infantil (com 120 crianças de 0 a 12 anos) e a escola pública Jocam. “Favorecemos sempre as comunidades das regiões onde ficam as escolas”, explica Elisa.
Entre as atividades a ser desenvolvidas pelo estudante estão pintar muros e ler histórias para as crianças.
Outra ação será arrumar a praça O Kuro, também em Santo Amaro. Os estudantes vão limpar a área e plantar. “O importante do Dia de Fazer a Diferença é sensibilizar as pessoas e dar início a trabalhos sociais contínuos. Queremos que esse tipo de ação faça parte da vida dos estudantes, mostrar que a obrigação não é apenas do governo e da iniciativa privada”, diz Elisa.
A coordenadora conta que o colégio mantém durante o ano outras atividades sociais, com instituições como a Aldeia Curumim, que atende crianças carentes em Atibaia (SP). “Vamos doar cestas de Natal para eles.”
Empresas engajam seus funcionários no Dia de Fazer a Diferença
25 de Maio de 2017
Cerca de 200 empresas vão participar do Dia de Fazer a Diferença, no próximo domingo (1º/12), segundo a ONG Sife-Brasil, que organiza o evento de ações sociais juntamente com a Folha de S. Paulo. Entre elas, está a KPMG. A empresa de consultoria vai atender 26 instituições (nos seis Estados em que atua) que trabalham com idosos, crianças carentes e portadoras de câncer e HIV e hansenianos.
“O Dia de Fazer a Diferença, além de ajudar várias instituições, também traz benefícios para os funcionários que participam das ações, como noções de solidariedade e respeito pelo próximo”, diz Lino Campion, sócio de auditoria e encarregado dos projetos sociais, que abraça com entusiasmo.
Escoteiros querem bater recorde no Dia de Fazer a Diferença
A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) aproveita o Dia de Fazer a Diferença, no próximo dia 1º, para tentar entrar no “Guiness Book” (livro dos recordes) promovendo o plantio de mais de 10 mil mudas de árvores em menos de uma hora. O recorde atual é de 3.500 mudas em uma hora.
O Dia de Fazer a Diferença promove ações sociais em todo o mundo. No Brasil, engajam-se empresas, ONGs, escolas e comunidades. As inscrições (até 30/11) de projetos novos ou para participar de projetos já existentes podem ser feitas pelo site www.fazendodiferenca.com.br
A ação dos escoteiros, que têm entre 7 e 21 anos, acontecerá em uma área de proteção ambiental, em Campinas (SP), que necessita de reflorestamento.
Serão plantadas árvores nativas da região. A UEB conta com o apoio do Jeep Clube de Campinas, da prefeitura da cidade e de empresas e ONGs locais.
“Resolvemos fazer essa ação maior em Campinas, que terá mais repercussão, com o objetivo de mostrar para as pessoas que dá para fazer a diferença quando cada um faz um pouco”, diz Rodrigo Biasi, executivo nacional de marketing da UEB. “Cada pessoa vai plantar cerca de 10 mudas.”
Serão cerca de 1.300 voluntários, entre 700 escoteiros, 300 jipeiros (do Jeep Club) e voluntários de empresas, como o Correios, e de entidades sem fins lucrativos. A empreitada está aberta para a participação de mais voluntários. “Talvez consigamos chegar a 16 mil mudas”, diz Biasi.
“A preservação ambiental faz parte dos ensinamentos dos escoteiros”, diz Clovis Bonadio, presidente do grupo de escoteiros Anhanguera. “É importante que a sociedade acorde para esse tema. Não adianta só falar e não fazer nada.”
O local da ação é o Recanto dos Dourados, próximo ao hotel Solar das Andorinhas, à margem do rio Atibaia. “Tem de pegar a rodovia Campinas-Mogi Mirim e, depois do posto rodoviário, entrar na primeira estrada à direita e seguir até o final”, explica Bonadio.
Outras ações
Os escoteiros de outros Estados do país também promoverão ações sociais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, realizarão trabalhos com deficientes físicos. Em Sergipe, os jovens farão a limpeza de manguezais poluídos.
São cerca de 70 mil escoteiros em todo o Brasil. “Na verdade, são 70 mil famílias”, diz Biasi, “pois os pais são sócios, e os filhos usufruem.”
Ele conta que os escoteiros participam do Dia de Fazer a Diferença desde o primeiro ano. “Mas as ações sempre ficavam por conta de cada grupo. Este ano houve uma motivação da instituição.”
Biasi ressalta que os escoteiros realizam ações comunitárias e ecológicas não apenas no Dia de Fazer a Diferença. “É um trabalho contínuo, que, às vezes, não é percebido pela sociedade. São cerca de 4.500 ações todos os anos”, diz.
Dia de Fazer a Diferença quer reunir 500 mil voluntários; participe
Voluntários de todo o Brasil vão colocar a mão na massa neste domingo, dia 1º, com um único objetivo: melhorar e tornar mais feliz a vida das pessoas necessitadas. Trata-se da quarta edição do “Dia de Fazer a Diferença”, em que são realizadas ações sociais em todo o país.
Segundo Roberto Murakami, diretor-executivo da Sife-Brasil, ONG que organiza o evento juntamente com a Folha de S. Paulo, são esperados 500 mil voluntários em todo o país. No ano passado, participaram 300 mil pessoas.
Participam empresas, ONGs, escolas e comunidades que desenvolveram projetos ou se engajaram em projetos já existentes. As inscrições foram feitas pelo site www.fazendodiferenca.com.br, que traz a lista de todas as ações.
Os projetos incluem visitas e doações a instituições que atendem crianças carentes, idosos, portadores de HIV e câncer, entre outras, além de ações ambientais.
Entre elas, está a tentativa dos escoteiros brasileiros de entrar para o “Guiness Book” (livro dos recordes) plantando 10 mil mudas de árvores em menos de uma hora. O recorde atual é de 3.500 mudas em uma hora. A ação acontece em uma área que necessita de reflorestamento em Campinas (SP).
Data surgiu nos EUA
O Dia de Fazer a Diferença foi criado há 12 anos nos EUA pela jornalista Marcia Bullard.
“Ela tinha um grupo que fazia ações pontuais e sentiu a necessidade de mobilizar as pessoas em um único dia”, explica Roberto.
Como editora da revista “USA Weekend”, encartada em vários jornais norte-americanos, ela utilizou o veículo para atingir os voluntários.
Só este ano, foram mobilizadas 3 milhões de pessoas nos EUA. “O presidente George W. Bush fez um comunicado oficial incentivando a participação das pessoas”, diz Roberto.
Lá a data aconteceu no tradicional quarto fim de semana de outubro. Aqui no Brasil o dia teve de ser mudado por conta das eleições.
Dia de Fazer a Diferença - Rotary Club Morumbi
VOCÊ TEM ALGUM PROJETO SOCIAL OU GOSTARIA DE PARTICIPAR DE ALGUM? NOS MANDE UM EMAIL QUE ENTRAREMOS EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
contato@diadefazeradiferenca.org
Rua Floriano Peixoto, 471
Centro, Artur Nogueira - SP
13.160-000
Copyright © 2024 - Dia de Fazer a Diferença. Todos os direitos reservados.